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Independência dos EUA - Metodologia Ativa - Atividade

Criação de história fictícia baseada em fatos reais sobre os EUA

Tratado de Paris. A delegação britânica se recusou a participar da pintura, e assim o quadro ficou incompleto


Objetivo:

Essa atividade tem como levar o aluno a ser um protagonista, desenvolver o raciocínio e a escrita;

Turma:

8 ano B e C

Tempo: 

  • Apresentação da proposta - 20 minutos;

  • Linha do tempo: Explicação do conteúdo e linha do tempo - 20 minutos;

  • Passo a passo: leitura individual - 10 minutos;

  • Ler o Exemplo: Leitura individual - 10 Minutos;

  • Tipos de Propostas: Explicação - 7 minutos;

  • Cuidado com o Anacronismo: Explicação - 7 minutos;

  • Desenvolvimento - 3 aulas de 50 minutos.

Organização:

Duplas

Impressões:

A atividade ficou mais longa do que o esperado, acreditava, antes do trabalho, que os alunos fariam em 2 aulas a parte escrita, porém cada aluno tem o seu tempo e criatividade, algumas duplas demoraram entre 1 e 2 aulas para fazer, contudo outras duplas, mais criativas, gastaram mais tempo, inclusiva algumas duplas permiti que terminassem em casa.

Resultado:

Durante aula um aluno me deu uma ideia, a qual achei também interessante, dividir os acontecimentos da linha do tempo entre as duplas e pedir para os alunos desenvolverem contos sobre o evento histórico e depois compartilhar esses contos, criando uma história.

    Na história desenvolvida por eles os seus personagens deviam ter participado ou tido conhecimento de todos os eventos que aconteceram na linha do tempo, nesta nova proposta os contos poderiam ser de histórias diferentes, com personagens diferentes. Ainda não realizei essa proposta, quando terminar farei o devido relato aqui o que achei.

Avaliação da Atividade:

Se todas os momentos históricos foram contemplados: 0 a 3 pontos;

Coerência no História: 0 a 3 pontos;

Criatividade: 0 a 2 pontos;

Autoavaliação: 0 a 2 pontos;

Primeiro passo: Linha do Tempo do Processo de Independência dos EUA



Linha do Tempo do Processo de Independência dos EUA:

1754-1763: Guerra dos Sete Anos (Guerra Franco-Indígena) - Conflito entre a Grã-Bretanha e a França, envolvendo colônias na América do Norte. A vitória britânica trouxe grandes dívidas, levando a um aumento dos impostos sobre as colônias americanas.

Impacto Econômico: Explique como a guerra deixou a Grã-Bretanha com uma dívida enorme, levando ao aumento dos impostos sobre as colônias americanas.

Consequências Sociais: Discuta como a guerra afetou as relações entre colonos e nativos americanos, bem como entre colonos e a coroa britânica.


1765: Lei do Selo (Stamp Act) - Primeiro imposto direto britânico sobre as colônias, exigindo que todos os documentos oficiais, jornais e outros materiais impressos usassem papel selado produzido na Grã-Bretanha. A medida provocou grande descontentamento e protestos nas colônias.

Reação Colonial: Detalhe como os colonos reagiram com protestos, boicotes e a formação de grupos como os Sons of Liberty.

Revogação: Explique que a lei foi revogada em 1766 devido à pressão dos colonos, mas deixou um legado de desconfiança.


1767: Leis Townshend - Série de impostos sobre produtos importados, como vidro, papel e chá. A resistência colonial aumentou, com boicotes e protestos organizados.

Boicotes: Descreva como os colonos organizaram boicotes aos produtos britânicos e como isso afetou a economia local.

Comitês de Correspondência: Mencione a formação desses comitês para coordenar a resistência entre as colônias.


1770: Massacre de Boston - Confronto entre soldados britânicos e colonos em Boston resultou na morte de cinco colonos. Este incidente alimentou ainda mais o sentimento anti-britânico nas colônias.

Propaganda: Explique como o evento foi usado como propaganda pelos líderes coloniais para aumentar o sentimento anti-britânico.

Julgamento: Discuta o julgamento dos soldados britânicos envolvidos e como John Adams, futuro presidente dos EUA, os defendeu.

1773: Boston Tea Party - Como forma de protesto contra o monopólio britânico do chá e os impostos, colonos disfarçados de indígenas invadiram navios britânicos no porto de Boston e jogaram carregamentos de chá no mar.

Planejamento: Detalhe como o evento foi planejado em segredo pelos colonos.

Repercussões: Explique as consequências imediatas e a resposta britânica com as Leis Intoleráveis.

1774: Leis Intoleráveis (Coercive Acts) - Como resposta ao Boston Tea Party, o governo britânico impôs duras medidas punitivas, incluindo o fechamento do porto de Boston e a imposição de um governo militar em Massachusetts.

Impacto nas Colônias: Descreva como essas leis afetaram a vida cotidiana em Massachusetts e aumentaram a solidariedade entre as colônias.

Primeiro Congresso Continental: Explique como este congresso foi um passo importante para a unificação das colônias.

1774: Primeiro Congresso Continental - Representantes de 12 das 13 colônias reuniram-se na Filadélfia para coordenar uma resposta unificada às Leis Intoleráveis. Eles enviaram uma petição ao rei George III pedindo a revogação das leis, mas começaram a organizar milícias.

1775: Batalhas de Lexington e Concord - Primeiros confrontos militares entre as milícias coloniais e as tropas britânicas. Esses confrontos marcaram o início da Guerra de Independência Americana.

Paul Revere: Mencione a famosa cavalgada de Paul Revere para alertar os colonos sobre a chegada das tropas britânicas.

Estratégias Militares: Descreva as táticas usadas pelos colonos e britânicos durante os confrontos.

1775: Segundo Congresso Continental - Os representantes coloniais se reuniram novamente na Filadélfia e decidiram formar o Exército Continental, com George Washington como comandante. Eles começaram a tomar medidas para a independência.

1776: Declaração de Independência - Em 4 de julho de 1776, o Congresso Continental adotou a Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson, proclamando a separação das colônias da Grã-Bretanha e estabelecendo os Estados Unidos da América.

Processo de Redação: Explique como Thomas Jefferson e outros líderes coloniais trabalharam na redação do documento.

Reações: Discuta as reações nas colônias e na Grã-Bretanha após a declaração.

1777: Batalha de Saratoga - Importante vitória americana na Guerra de Independência, que convenceu a França a formar uma aliança militar com os Estados Unidos, fornecendo apoio crucial.

Importância Estratégica: Detalhe como a vitória em Saratoga foi um ponto de virada na guerra.

Aliança com a França: Explique como a vitória convenceu a França a apoiar os colonos com tropas e recursos.

1781: Batalha de Yorktown - As forças americanas, com apoio francês, cercaram o exército britânico em Yorktown, Virgínia. A rendição britânica em Yorktown efetivamente encerrou as hostilidades maiores na Guerra de Independência.

Cerco: Descreva o cerco de Yorktown e a colaboração entre as forças americanas e francesas.

Rendição: Explique a rendição do General Cornwallis e seu impacto na guerra.

1783: Tratado de Paris - Em 3 de setembro de 1783, a Grã-Bretanha reconheceu oficialmente a independência dos Estados Unidos no Tratado de Paris, encerrando formalmente a guerra.

Negociações: Detalhe o processo de negociação do tratado e os principais termos acordados.

Reconhecimento da Independência: Explique como o tratado formalizou a independência dos Estados Unidos e suas implicações.


Para ajudar seus alunos a desenvolver uma história fictícia baseada nos fatos reais do processo de independência dos EUA, aqui está um passo a passo detalhado que eles podem seguir:


Passo 1: Escolha do Personagem

Nome e Idade: Comece decidindo o nome do seu personagem. Lembre-se que ele deve ser jovem durante a Guerra dos Sete Anos (1754-1763), então escolha um ano de nascimento que o faça ter entre 10 e 20 anos no início da guerra.

Cidade e Estado de Nascimento: Escolha uma cidade e um estado nas 13 colônias americanas onde o personagem nasceu e cresceu. Pesquise como era a vida naquela cidade e estado durante o período colonial.

Passo 2: Criação do Contexto Familiar

Família: Descreva a família do personagem. Quem são os pais? Eles são agricultores, comerciantes, artesãos, ou talvez parte da elite colonial? Tem irmãos? Pense em como a profissão da família pode influenciar as experiências e a visão de mundo do personagem.

Condições de Vida: Como era a vida do seu personagem na infância? Onde ele estudava, o que comia, como se divertia? Lembre-se de que as condições de vida variavam muito de uma colônia para outra.

Passo 3: Introdução ao Contexto Histórico

Guerra dos Sete Anos: Como o personagem foi afetado pela Guerra dos Sete Anos? Ele talvez tenha visto soldados britânicos passando pela sua cidade, ou sua família foi impactada pelos impostos aumentados após a guerra. Como isso moldou suas opiniões sobre os britânicos?

Leis e Impostos: Com o fim da guerra, começaram os impostos britânicos como o Stamp Act (1765) e as Leis Townshend (1767). Como seu personagem reagiu? Talvez sua família tenha sido diretamente impactada pelos impostos, ou ele tenha participado dos primeiros protestos.

Passo 4: Desenvolvimento dos Eventos

Massacre de Boston (1770): Descreva o que seu personagem estava fazendo durante este evento. Ele estava em Boston ou ouviu falar do massacre por outros? Como isso afetou seus sentimentos em relação à Grã-Bretanha?

Boston Tea Party (1773): Seu personagem participou deste evento ou ouviu sobre ele? Ele concordou com a forma de protesto ou tinha dúvidas?

Leis Intoleráveis (1774): Como as Leis Intoleráveis impactaram a vida do personagem? Sua cidade foi afetada diretamente? Como isso o fez sentir sobre a Grã-Bretanha?

Passo 5: Envolvimento na Guerra de Independência

Participação no Congresso Continental: Imagine como o personagem reagiu ao ouvir falar sobre o Primeiro Congresso Continental. Ele apoiou a formação de milícias locais? Talvez ele se tenha alistado no Exército Continental?

Batalhas: Descreva a participação do personagem em batalhas importantes como as de Lexington e Concord (1775), ou a Batalha de Saratoga (1777). Como ele se sentiu durante essas batalhas? Ele fez amigos ou perdeu pessoas queridas?

Declaração de Independência (1776): Como o personagem reagiu ao ouvir sobre a Declaração de Independência? Ele estava orgulhoso, com medo, ou cheio de esperança? Talvez ele tenha se envolvido em celebrações ou em discussões sobre o que a independência significaria para o futuro.

Passo 6: Fim da Guerra e Reflexões

Batalha de Yorktown (1781): Se o personagem participou desta batalha final, como foi a experiência? Ele testemunhou a rendição britânica? Quais foram suas emoções ao ver o fim da guerra se aproximando?

Tratado de Paris (1783): Como o personagem reagiu à notícia de que a Grã-Bretanha reconheceu a independência dos Estados Unidos? O que ele pensa sobre o futuro do novo país? Ele decidiu continuar na América ou pensou em se mudar?

Passo 7: Conclusão da História

Vida Após a Guerra: Descreva como o personagem seguiu sua vida após a guerra. Ele começou uma nova profissão? Fundou uma família? Que sonhos ele tinha para o futuro dos Estados Unidos?

Reflexão Final: Termine a história com uma reflexão do personagem sobre tudo o que viveu. Ele sente que a luta pela independência valeu a pena? Que esperanças e medos ele tem para o futuro do novo país?

Passo 8: Revisão e Edição

Revisão: Revise a história para garantir que todos os eventos históricos sejam precisos e que a narrativa seja clara. Peça a um colega ou professor para ler e dar feedback.

Edição: Faça as correções necessárias, melhorando a gramática, o fluxo da narrativa e a consistência dos detalhes históricos.

Passo 9: Ilustrações e Apresentação

Ilustrações (Opcional): Incentive os alunos a criar ilustrações para sua história, como mapas, retratos do personagem ou cenas dos eventos históricos.

Apresentação: Os alunos podem apresentar suas histórias para a turma, explicando como integraram os eventos históricos em sua narrativa fictícia.


Exemplo de História usando o passo a passo:

Passo 1: Escolha do Personagem

Nome e Idade:


Nome: Benjamin Harris

Ano de Nascimento: 1745 (tinha 12 anos no início da Guerra dos Sete Anos)

Cidade e Estado de Nascimento:


Cidade: Boston

Estado: Massachusetts

Passo 2: Criação do Contexto Familiar

Família:


Benjamin é filho de um comerciante de chá e uma costureira. Seu pai, Thomas Harris, possui uma pequena loja em Boston, onde vende produtos britânicos, incluindo chá. Ele tem dois irmãos mais novos, John e Samuel.

Condições de Vida:


A família Harris vive em uma pequena casa acima da loja. Benjamin ajuda o pai na loja e, às vezes, acompanha sua mãe para entregar encomendas de roupas. A vida em Boston é agitada, com o porto sempre movimentado e muitas notícias vindas da Europa. Desde cedo, Benjamin escuta sobre os conflitos e impostos que afetam a cidade.


Passo 3: Introdução ao Contexto Histórico

Guerra dos Sete Anos:


Em 1757, Benjamin tinha 12 anos e via as tropas britânicas marchando pelas ruas de Boston. Seu pai reclamava dos impostos crescentes que dificultavam o comércio. Quando a guerra acabou em 1763, a família sentiu o peso das novas taxas que os britânicos impuseram para pagar as dívidas da guerra. Isso deixou uma marca profunda em Benjamin, que começou a questionar a justiça do governo britânico.

Leis e Impostos:


Quando o Stamp Act foi introduzido em 1765, Benjamin tinha 20 anos e ajudava o pai a administrar a loja. Ele viu como os colonos reagiram, boicotando produtos britânicos e organizando protestos. Embora Thomas Harris fosse um homem pacífico, ele começou a discutir em casa sobre a necessidade de resistir aos abusos britânicos. Benjamin absorvia essas discussões, formando sua própria opinião contra a autoridade britânica.


Passo 4: Desenvolvimento dos Eventos

Massacre de Boston (1770):


Benjamin, agora com 25 anos, estava na multidão na noite do massacre. Ele testemunhou soldados britânicos atirando contra os colonos. Chocado e com raiva, Benjamin sentiu que aquele era um ponto sem retorno. Voltou para casa com a certeza de que algo grande estava por vir, algo que ele queria fazer parte.

Boston Tea Party (1773):


Aos 28 anos, Benjamin participou ativamente do Boston Tea Party. Ele se disfarçou de indígena e, junto com outros homens, invadiu os navios britânicos no porto, jogando as caixas de chá ao mar. Ele sabia que seu pai, como comerciante de chá, poderia ser prejudicado, mas a revolta contra as injustiças era maior do que seus medos. A adrenalina daquela noite o fez sentir que estava lutando por algo maior do que ele próprio.

Leis Intoleráveis (1774):


As Leis Intoleráveis levaram ao fechamento do porto de Boston, e a loja dos Harris foi severamente afetada. Benjamin e seu pai começaram a participar de reuniões secretas, onde se discutia a resistência e a possibilidade de independência. Foi nessa época que Benjamin decidiu que, se a guerra viesse, ele se juntaria aos patriotas.


Passo 5: Envolvimento na Guerra de Independência

Participação no Congresso Continental:


Em 1774, Benjamin seguiu as notícias do Primeiro Congresso Continental e sentiu esperança ao ver as colônias se unindo contra a tirania britânica. Quando a guerra finalmente estourou em 1775, ele se alistou nas milícias locais, pronto para lutar pela liberdade.

Batalhas:


Benjamin participou da Batalha de Bunker Hill em 1775. A experiência foi aterrorizante, mas também o encheu de orgulho. Ele sobreviveu, mas perdeu muitos amigos. Em 1777, ele lutou na Batalha de Saratoga, que foi uma grande vitória para os americanos. Ele viu a entrada da França na guerra como um sinal de que a independência era possível.

Declaração de Independência (1776):


Em julho de 1776, enquanto acampava com o Exército Continental, Benjamin ouviu a leitura da Declaração de Independência. Ele sentiu uma onda de emoção e esperança. A luta agora tinha um objetivo claro: a liberdade e a criação de uma nova nação.

Passo 6: Fim da Guerra e Reflexões

Batalha de Yorktown (1781):


Benjamin estava presente na Batalha de Yorktown, onde as forças britânicas finalmente se renderam. Ver os britânicos entregarem suas armas foi um momento de vitória e alívio. Ele sabia que todos os sacrifícios tinham valido a pena.

Tratado de Paris (1783):


Quando a notícia do Tratado de Paris chegou, Benjamin já estava de volta a Boston. Ele refletiu sobre os anos de luta e como sua vida e a de sua família haviam mudado. Ele estava orgulhoso do que ajudou a construir, mas sabia que muitos desafios ainda estavam por vir para a jovem nação.


Passo 7: Conclusão da História

Vida Após a Guerra:


Após a guerra, Benjamin voltou a trabalhar com o pai, mas agora sentia-se mais responsável pelo futuro de sua cidade e de seu país. Ele se casou e começou uma família, sempre contando aos filhos as histórias das batalhas que lutou e da importância de lutar por liberdade.

Reflexão Final:


Benjamin, agora um homem mais velho, observava os Estados Unidos crescerem e prosperarem. Ele sabia que, apesar das dificuldades, a luta pela independência havia sido o caminho certo. Ele olhava para o futuro com esperança, acreditando que as gerações futuras continuariam a defender os valores pelos quais ele e seus companheiros haviam lutado tão bravamente.


Passo 8: Revisão e Edição

Revisão: Certifique-se de que todos os eventos históricos estão corretamente integrados na narrativa. Verifique a consistência dos detalhes e a clareza da narrativa.

Edição: Faça as correções necessárias para melhorar a fluidez e a precisão da história.

Passo 9: Ilustrações e Apresentação

Ilustrações (Opcional): Crie desenhos ou mapas ilustrando os eventos em que Benjamin participou.

Apresentação: Apresente a história para a turma, explicando as escolhas feitas para o desenvolvimento do personagem e como ele se envolveu nos eventos históricos.


Tipos de Histórias que podem ser usadas:

1. Romance Histórico

Descrição: Este gênero combina fatos históricos reais com uma narrativa ficcional, permitindo que o autor crie personagens e eventos fictícios dentro de um contexto histórico verdadeiro.

Estilo Narrativo: Geralmente em terceira pessoa, mas pode ser em primeira pessoa se a intenção for seguir de perto os pensamentos e emoções do personagem principal.

Vantagens: Oferece uma rica combinação de educação e entretenimento, ajudando os alunos a entenderem o período histórico enquanto se envolvem com a história do personagem.

2. Aventura Histórica

Descrição: Um subgênero do romance histórico, onde o foco está em eventos emocionantes e perigosos, com um personagem que se envolve diretamente nas batalhas e acontecimentos históricos.

Estilo Narrativo: Pode ser tanto em primeira quanto em terceira pessoa. A primeira pessoa pode intensificar a sensação de ação e imersão nas experiências do personagem.

Vantagens: Envolvente para leitores jovens, combinando a emoção das batalhas e desafios com o pano de fundo histórico.

3. Diário ou Memórias

Descrição: Neste formato, a história é contada como se fosse um diário ou memórias escritas pelo personagem principal, muitas vezes em primeira pessoa.

Estilo Narrativo: Sempre em primeira pessoa, oferecendo uma visão íntima dos pensamentos, sentimentos e experiências do personagem ao longo do tempo.

Vantagens: Proporciona uma conexão emocional mais profunda com o personagem, permitindo que o leitor veja a história através dos olhos de alguém que "viveu" aqueles eventos.


4. Narrativa Epistolar

Descrição: Este estilo é composto por uma série de cartas ou outros documentos escritos, como relatórios, que contam a história a partir de várias perspectivas.

Estilo Narrativo: Pode ser em primeira pessoa, se as cartas forem pessoais, ou em terceira pessoa, se forem documentos oficiais.

Vantagens: Oferece múltiplas perspectivas sobre os eventos históricos, mostrando como diferentes personagens vivenciam e interpretam os mesmos acontecimentos.


Escolhendo Entre Primeira e Terceira Pessoa:

Primeira Pessoa: Permite que o leitor sinta uma conexão íntima com o personagem, vivenciando os eventos diretamente através de suas emoções e pensamentos. Ideal para diários, memórias ou cartas, e funciona bem em aventuras e histórias com foco no desenvolvimento pessoal do personagem.


Terceira Pessoa: Oferece uma visão mais ampla e objetiva da história, permitindo que o narrador descreva eventos e ações de vários personagens. Funciona bem em romances históricos ou aventuras, onde é necessário mostrar um panorama mais completo dos eventos.


Para não cometer Anacronismos:


1. Nomes e Locais

Cidades Existentes na Época: Verifique se a cidade escolhida para o personagem realmente existia no século XVIII. Evite cidades que foram fundadas após a independência.
Territórios e Colônias: Refira-se às áreas coloniais corretamente. Por exemplo, use "Nova Inglaterra" para se referir à região das colônias do nordeste e não ao termo "Estados Unidos" antes da independência.
Mudança de Nomes: Certifique-se de que os nomes de lugares ou estados correspondam à época. Alguns locais podem ter mudado de nome após a independência.

2. Tecnologia e Comunicações

Comunicações: Lembre-se de que não havia telégrafos, telefones ou internet. As mensagens eram enviadas por cartas, muitas vezes levadas por cavaleiros ou mensageiros.
Transporte: O transporte era feito por cavalos, carruagens, ou a pé. Não havia carros, trens, ou aviões.
Armas e Equipamentos: As armas de fogo eram mosquetes e baionetas, e os canhões eram comuns em batalhas. Não use armas modernas como rifles automáticos.

3. Cultura e Vestuário

Moda: O vestuário era feito à mão, com tecidos como lã, linho, e algodão. Evite mencionar roupas de algodão em massa (pois a produção em larga escala não era comum) e não inclua vestuário moderno como jeans ou camisetas.
Alimentação: A comida era baseada em ingredientes locais e sazonais. Evite alimentos que dependam de tecnologias modernas de conservação, como refrigerantes, fast food, ou comidas enlatadas.
Idiomas e Expressões: O inglês da época pode ser ligeiramente diferente do moderno. Evite gírias e expressões que só surgiram no século XX.

4. Economia e Moeda

Moedas: As colônias usavam libras esterlinas, moedas coloniais, e até o "continental", uma moeda emitida durante a guerra. Evite mencionar dólares americanos antes de 1792, quando a moeda foi oficialmente criada.
Comércio: Lembre-se que o comércio era feito principalmente por navios a vela. Produtos importados da Europa levavam semanas ou meses para chegar às colônias.

5. Política e Governança

Referência aos EUA: Não se refira aos Estados Unidos como um país antes de 1776. Antes disso, eram as "Treze Colônias" sob domínio britânico.
Presidentes e Governantes: George Washington não era presidente durante a guerra, mas sim o comandante do Exército Continental. Evite mencionar presidentes ou governos estruturados como os conhecemos hoje.
Sistema Jurídico: O sistema jurídico seguia as leis britânicas. Evite menções a constituições ou leis americanas antes de 1787.

6. Religião e Sociedade

Religião: O cristianismo, especialmente o protestantismo, era a religião predominante nas colônias. Evite referências a pluralismo religioso ou laicidade do Estado, que se tornaram mais evidentes após a independência.
Escravidão: A escravidão era uma realidade nas colônias, especialmente no sul. Tratar desse tema com sensibilidade e precisão é crucial, evitando romantizações ou omissões do impacto da escravidão na sociedade colonial.

7. Eventos e Personagens Históricos

Cuidado com as Datas: Certifique-se de que os eventos históricos e os personagens mencionados estão dentro do período correto. Por exemplo, evite mencionar eventos que ocorreram após a independência durante a narrativa.
Personagens Reais: Se incluir figuras históricas reais, como George Washington ou Thomas Jefferson, verifique se as ações e palavras atribuídas a eles são consistentes com registros históricos.

8. Influências Culturais Modernas

Música e Entretenimento: Evite mencionar gêneros musicais como jazz, rock, ou cinema, que só surgiram no século XX. A música era predominantemente clássica ou folclórica, tocada ao vivo em pequenos grupos.
Esporte: Esportes modernos como futebol americano, basquete, ou beisebol não existiam. Os passatempos incluíam jogos de tabuleiro, caça, e eventos sociais.

9. Filosofia e Ideologias

Ideias Modernas: Evite atribuir ao personagem ideias ou ideologias que só se desenvolveram muito depois, como feminismo moderno, direitos civis da década de 1960, ou nacionalismo contemporâneo. As ideias iluministas, como as de liberdade, direitos naturais e democracia, eram prevalentes, mas expressas de forma diferente.

10. Comunicação Escrita

Ortografia e Estilo de Escrita: A ortografia e gramática do inglês no século XVIII eram diferentes das atuais. Evite usar abreviações modernas ou estilos de escrita que não eram comuns na época, como emojis ou linguagem de mensagens de texto.


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