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Maneirismo e Rococó - História da Arte

Rest by a Windmill - Jan Brueghel, o Velho

Contexto Histórico: 

  • Reforma Protestante;
  • Reforma Católica;
  • Centralização Política e Absolutismo;
  • Lutero contra a Idolatria (quadros ou igrejas);
  • Concílio de Trento: fim do liberalismo entre Igreja e arte:
    • Supervisão de teólogos;
    • Proibição do nu - uso de um planejamento;
    • “Nascimento do pudor”
  • Pintores reformista contra a Idolatria;
  • Pintores Católicos idolatria - Maria, Deus, Jesus, Espírito Santo;
  • Igreja Católica - Culto um momento sublime - beleza em todos os lugares, incentivando a devoção;
  • Tentou comover e deslumbrar;
  • Uma arte como propaganda religiosa;
  • Proeminência da comunicação;

Maneirismo:

  • Termo difícil de ser conceituada: características variadas;
  • Pós Clássico;
  • Termo usado para definir a cultura Européia entre o fim do período áureo do Renascimento até o final do século XVI;
  • Também uma reação contrária ao Renascimento;
  • Inquietação gerada pela Reforma Protestante;
  • Inquietações na Política, Economia e na Cultura (crise intelectual Séc. XVI);
  • Influenciados por Rafael e Michelangelo;
  • Embates entre Maneirismo e Barroco:
    • Início Vitória do Maneirismo e vitória do barroco no final
  • Abandona a Teoria da arte como cópia da natureza;
  • Acrescenta profundidade Espiritual;
  • Interioridade;
  • Sem muita relação entre tamanho e a importância temática;
  • Uma falta de preocupação com o assunto principal e os assuntos secundários;

Barroco:

Termo:

  • Para os racionalistas do séc. XVIII - posterior ao barroco:
  • Barroco - termo pejorativo e desdém;
  • Violava as regra de decoro;
  • Violava os cânones do bom gosto;
  • Barroco significa: pérola de forma irregular;
  • Para os eruditos medievais significa: raciocínio intrincado e difícil;

Características:

  • Final do XVI, maneirismo fora de moda;
  • Estilo sensual;
  • Emocional;
  • Universalmente compreensível;
  • Arte popular apoiada pela classe dirigente;
  • Arte simples e sentimentos fácil de serem compreendidos;
  • Foi orientado para o espectador;
  • Arquitetura, escultura, literatura e música;

Técnicas: 

  • Iluminação Dramática - contraste com fundos escuros e impenetráveis;
  • As figuras olhavam diretamente para o observador;
  • Figuras olhando para um ponto fora da tela;

Maneirismo Vs Barroco

Representa uma arte Aristocrática;

Arte mais popular;

Internacional

Mais Nacionalista

Fria

Mais Emocional

Intelectualista

Decoração Exuberante

Mais Refinado

Extravagante

Mais Exclusiva

Pomposa


Exuberante


Teste seus Conhecimento

Atividade para a Prova Mensal 3º bimestre História da Arte Renascimento, Maneirismo e Barroco - 2024


Se preferir baixe a atividade e imprima
01) O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos seus conhecimentos referentes ao período, responda:

a) Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?
b) Cite dois pintores renascentistas, indicando ao menos uma de suas obras.

02) (Uneb-BA)

Leia atentamente os relatos a seguir:

"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento. 

03) (UEL)

O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.  

4) (Uel) Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli considere as afirmativas a seguir.


I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.

II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.

III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.

IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

 05) (UNICAMP) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano.
Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou.
(Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.)
De acordo com o texto e seus conhecimentos, que relação podemos fazer entre matemática e a arte produzida no Renascimento?


06) Marque a alternativa em que os estilos artísticos que permearam a Idade Moderna
a) encontram-se na ordem em que surgiram.
b) Renascimento, Barroco, Rococó e Maneirismo
c) Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó
d) Barroco, Renascimento, Maneirismo e Rococó

e) Rococó, Maneirismo, Barroco e Renascimento


07) No século XVI a Igreja Católica passa por um período de decadência, pois surgem movimentos como o Humanismo e  a Reforma. Como retomada de sua posição perante a sociedade a igreja reagiu com a Contra  Reforma e passou a decorar seus templos com  suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja  pela magnitude de suas igrejas, seja por suas  obras de arte. Daí, contratando artistas, arquitetos e escultores produziram um dos maiores acervos culturais do mundo dos quais o  Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge então o Barroco, nome originado de um termo  usado para designar uma pérola mal formada. Que relação se pode fazer entre o Barroco e a Igreja Católica?

08) O maneirismo, como estilo estético pós-clássico surgiu quase ao mesmo tempo que o Barroco, como fruto da crise intelectual das primeiras décadas do século XVI expressando o antagonismo entre as tendências espiritualistas e sensualistas da época. Porém, o maneirismo se caracterizou por ser um estilo palaciano por excelência, expressando os valores da aristocracia culta e internacionalizada, enquanto que o Barroco foi, inicialmente, a expressão mais popular e nacionalista.

(texto adaptado de: HAUSER, Amold - História Social da Arte e da Literatura, São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp374-376)

Segundo o texto, quais as diferenças entre o Maneirismo e o Barroco?


09) O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana;
c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d)  valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

10) O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

11) A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e influenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:
a) intensidade, subjetividade e razão.
b) realismo, harmonia e regularidade.
c) repetição, simplicidade e equilíbrio.
d) movimento, ornamentação e emoção.
e) rebuscamento, objetividade e proporção

12) Leia as características do maneirismo e responda:

Principais características do maneirismo:

  • Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada.
  • Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado.
  • Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
  • Presença da multiplicidade de pontos de vista, recurso muito utilizado nas esculturas.
  • Presença de temas profanos e religiosos.
  • Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte.
  • Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais.
  • Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.

  • Destaque para os efeitos subjetivos e presença de expressões emocionais fortes.

a) Escolha 2 características e explique com suas palavras.

b) Cite 1 diferença entre Maneirismo e o Renascimento.


13) O Barroco foi um estilo artístico predominante na Europa entre os séculos XVII e XVIII, alcançando a América Portuguesa. Esse estilo é representativo do trânsito cultural entre os continentes, pois  
a) incorporou à arquitetura religiosa os vitrais góticos, auxiliando a Igreja reformista na conversão das populações nativas ao protestantismo.
b) implicou em uma adaptação das técnicas às condições da Colônia, utilizando como material a pedra-sabão em lugar do mármore.
c) consolidou a pintura como modalidade artística na Colônia, disseminando escolas para o ensino dessa técnica nas cidades.
d) privilegiou a proporcionalidade, a racionalidade e o equilíbrio, associando-se às características da empresa colonial.

e) ampliou o horizonte temático dos artistas coloniais, enfatizando cenas do cotidiano que substituíram as cenas bíblicas renascentistas.


14) (UFF) Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características:

I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação.

II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional.

III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico.

A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:

a) I e III, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, apenas

e) II, apenas


15) leia o texto a seguir e depois responda as questões

O maneirismo foi um movimento artístico, que se desenvolveu no continente europeu no século XVI. Teve início na Itália, por volta de 1515, desenvolvendo-se, principalmente, as áreas da pintura, escultura e arquitetura.

Durante muito tempo, historiadores da arte entenderam que este movimento nada mais era do que a fase decadente do Renascimento (período final). Porém, atualmente o maneirismo é identificado como um estilo artístico original e autônomo, embora apresente muitas características semelhantes ao Renascimento. Vale destacar também que o maneirismo é considerado, por muitos especialistas de artes plásticas, a fase germinal do Barroco.

a) Qual o período história do maneirismo?

b) Qual o significado da palavra Maneirismo?


16) (UFPR) Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.

17) Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

a) princípios matemáticos e racionais;
b) o antropocentrismo;
c) o plano reto e motivos religiosos; ou

d) a adoção da perspectiva


Abaixo outra forma de ter acesso ao documento:


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