Contexto Histórico:
- Reforma Protestante;
- Reforma Católica;
- Centralização Política e Absolutismo;
- Lutero contra a Idolatria (quadros ou igrejas);
- Concílio de Trento: fim do liberalismo entre Igreja e arte:
- Supervisão de teólogos;
- Proibição do nu - uso de um planejamento;
- “Nascimento do pudor”
- Pintores reformista contra a Idolatria;
- Pintores Católicos idolatria - Maria, Deus, Jesus, Espírito Santo;
- Igreja Católica - Culto um momento sublime - beleza em todos os lugares, incentivando a devoção;
- Tentou comover e deslumbrar;
- Uma arte como propaganda religiosa;
- Proeminência da comunicação;
Maneirismo:
- Termo difícil de ser conceituada: características variadas;
- Pós Clássico;
- Termo usado para definir a cultura Européia entre o fim do período áureo do Renascimento até o final do século XVI;
- Também uma reação contrária ao Renascimento;
- Inquietação gerada pela Reforma Protestante;
- Inquietações na Política, Economia e na Cultura (crise intelectual Séc. XVI);
- Influenciados por Rafael e Michelangelo;
- Embates entre Maneirismo e Barroco:
- Início Vitória do Maneirismo e vitória do barroco no final
- Abandona a Teoria da arte como cópia da natureza;
- Acrescenta profundidade Espiritual;
- Interioridade;
- Sem muita relação entre tamanho e a importância temática;
- Uma falta de preocupação com o assunto principal e os assuntos secundários;
Barroco:
Termo:
- Para os racionalistas do séc. XVIII - posterior ao barroco:
- Barroco - termo pejorativo e desdém;
- Violava as regra de decoro;
- Violava os cânones do bom gosto;
- Barroco significa: pérola de forma irregular;
- Para os eruditos medievais significa: raciocínio intrincado e difícil;
Características:
- Final do XVI, maneirismo fora de moda;
- Estilo sensual;
- Emocional;
- Universalmente compreensível;
- Arte popular apoiada pela classe dirigente;
- Arte simples e sentimentos fácil de serem compreendidos;
- Foi orientado para o espectador;
- Arquitetura, escultura, literatura e música;
Técnicas:
- Iluminação Dramática - contraste com fundos escuros e impenetráveis;
- As figuras olhavam diretamente para o observador;
- Figuras olhando para um ponto fora da tela;
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Atividade para a Prova Mensal 3º bimestre História da Arte Renascimento, Maneirismo e Barroco - 2024
a) Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?
02) (Uneb-BA)
Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.
O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
05) (UNICAMP) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano.
b) Renascimento, Barroco, Rococó e Maneirismo
c) Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó
d) Barroco, Renascimento, Maneirismo e Rococó
e) Rococó, Maneirismo, Barroco e Renascimento
(texto adaptado de: HAUSER, Amold - História Social da Arte e da Literatura, São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp374-376)
Segundo o texto, quais as diferenças entre o Maneirismo e o Barroco?
a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana;
c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d) valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
10) O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.
11) A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e influenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:
a) intensidade, subjetividade e razão.
b) realismo, harmonia e regularidade.
c) repetição, simplicidade e equilíbrio.
d) movimento, ornamentação e emoção.
12) Leia as características do maneirismo e responda:
Principais características do maneirismo:
- Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada.
- Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado.
- Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
- Presença da multiplicidade de pontos de vista, recurso muito utilizado nas esculturas.
- Presença de temas profanos e religiosos.
- Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte.
- Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais.
- Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
- Destaque para os efeitos subjetivos e presença de expressões emocionais fortes.
b) Cite 1 diferença entre Maneirismo e o Renascimento.
13) O Barroco foi um estilo artístico predominante na Europa entre os séculos XVII e XVIII, alcançando a América Portuguesa. Esse estilo é representativo do trânsito cultural entre os continentes, pois
a) incorporou à arquitetura religiosa os vitrais góticos, auxiliando a Igreja reformista na conversão das populações nativas ao protestantismo.
b) implicou em uma adaptação das técnicas às condições da Colônia, utilizando como material a pedra-sabão em lugar do mármore.
c) consolidou a pintura como modalidade artística na Colônia, disseminando escolas para o ensino dessa técnica nas cidades.
d) privilegiou a proporcionalidade, a racionalidade e o equilíbrio, associando-se às características da empresa colonial.
e) ampliou o horizonte temático dos artistas coloniais, enfatizando cenas do cotidiano que substituíram as cenas bíblicas renascentistas.
14) (UFF) Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características:
I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação.
II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional.
III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico.
A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:
a) I e III, apenasb) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, apenas
e) II, apenas
15) leia o texto a seguir e depois responda as questões
O maneirismo foi um movimento artístico, que se desenvolveu no continente europeu no século XVI. Teve início na Itália, por volta de 1515, desenvolvendo-se, principalmente, as áreas da pintura, escultura e arquitetura.
Durante muito tempo, historiadores da arte entenderam que este movimento nada mais era do que a fase decadente do Renascimento (período final). Porém, atualmente o maneirismo é identificado como um estilo artístico original e autônomo, embora apresente muitas características semelhantes ao Renascimento. Vale destacar também que o maneirismo é considerado, por muitos especialistas de artes plásticas, a fase germinal do Barroco.
a) Qual o período história do maneirismo?b) Qual o significado da palavra Maneirismo?
16) (UFPR) Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.
17) Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:
a) princípios matemáticos e racionais;
b) o antropocentrismo;
c) o plano reto e motivos religiosos; ou
d) a adoção da perspectiva
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